diversos

Litoral Norte

Litoral Norte

Situada no quilômetro zero da BR 230, entre o mar e a foz do Rio Paraíba, a cidade portuária de Cabedelo é um dos pontos de partida para um passeio ao litoral Norte da Paraíba. No local encontra-se um dos mais importantes monumentos da história paraibana. Trata-se da Fortaleza de Santa Catarina, onde desde os primeiros anos da colonização, no século XVI, travaram-se inúmeras batalhas pela conquista das terras nordestinas.

  • Encontro entre a história e a natureza

    Pôr-do-sol ao som do Bolero de Ravel tocado ao vivo por Jurandi do Sax, na praia fluvial do Jacaré

     

    Encontro entre a história e a natureza

     
    Situada no quilômetro zero da BR 230, entre o mar e a foz do Rio Paraíba, a cidade portuária de Cabedelo é um dos pontos de partida para um passeio ao litoral Norte da Paraíba. No local encontra-se um dos mais importantes monumentos da história paraibana. Trata-se da Fortaleza de Santa Catarina, onde desde os primeiros anos da colonização, no século XVI, travaram-se inúmeras batalhas pela conquista das terras nordestinas. Ainda nas margens do Rio Paraíba, contempla-se também um dos mais belos espetáculos da comunhão entre a arte humana e a natureza: o pôr-do-sol ao som do Bolero de Ravel tocado ao vivo na praia fluvial o Jacaré. Antes disso, uma visita a Areia Vermelha, um banco de areia com cerca de dois quilômetros de comprimento por um de largura, em frente à praia de Camboinha.
    Para seguir em direção  ao Norte a partir de Cabedelo, faz-se a travessia do Rio Paraíba em balsas, chegando-se no município de Lucena. Novamente a história conjuga-se com a natureza em monumentos como a Igreja da Guia e as ruínas da Igreja do Bom Sucesso. No mais, a beleza natural predomina em recantos paradisíacos como a Reserva do Peixe-Boi Marinho, na barra de Mamanguape e as praias de Baía da Traíção e Barra de Camaratuba, em Mataraca, onde se encontram também as aldeias dos índios Potiguara, um dos mais emblemáticos testemunhos vivos da ancestralidade brasileira.